O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PESQUISANDO O JARDIM DAS ABELHAS COM ALUNOS DA CRECHE IV SINOP/MT




 Projeto: O JARDIM DAS ABELHINHAS 
Tema  Abelhas ou vespas
Cronograma: 2º semestre
Público alvo: alunos da educação infantil- Creche IV C e pais
Professora: Maria Aparecida Kaiser TDI: Olinda Bolsista:  Priscila
JUSTIFICATIVA:
Este projeto surgiu a partir de uma vivencia acontecida aqui na Creche Jardim da Palmeira Sinop MT na qual sou professora com muito orgulho. Estando no parque infantil brincando com as crianças quando uma das crianças recebeu uma picada de marimbondo e disse chorando “professora uma abelha me picou”! respondi sem pensar: “abelha ou marimbondo” ela respondeu: “acho que é um marimbondo” fomos passar gelo e ficou por isso mesmo. Concidentemente meu esposo trabalha na Prefeitura de Sinop, no qual desenvolve projeto de apicultura. Surgindo assim a ideia de fazer uma pesquisa sobre as abelhas/vespas com finalidade de demostrar a diferença de uma e outra. É claro que estaremos possibilitando às crianças um estudo mais detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; e ainda promover uma maior integração das crianças seguindo o exemplo das abelhas que vivem unidas, agrupa-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre todos da colmeia contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo. Esta pesquisa de iniciação científica, oportunizara a investigação das crianças em parceria com apicultores do município de Sinop, creche e familiares.
OBJETIVO GERAL
 Descobrir a diferença entre abelhas e vespas; reconhecer o ensinamento, valores e curiosidades sobre as abelhas. Pesquisar sobre como as abelhas fazem o mel, pólen, geleia real, cera e própolis.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
 Identificar abelhas e vespas (marimbondo)
Pesquisar a vida das abelhas em livros, revistas e internet.
Conhecer e relatar o benefício do mel produzido pelas abelhas
Conhecer um apicultor
Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
Reconhecer que é das flores que as abelhas tiram o néctar e o pólen   
Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
 Identificar o mel e seus derivados;
 Conscientizar de que é preciso proteger o ecossistema;
Estimular a pesquisa com os familiares como fonte de informação
Fazer experimentações de receitas culinárias com mel

ATIVIDADES/SITUAÇÕES/ EXPERIÊNCIAS:
Assistir filmes referente as abelhas como: Pesquisar em livros, revistas intente, juntamente com professores e pais, desenhos, pinturas, musicas, parodia, poesias, historias, danças, recorte e colagem de panfletes referente as abelhas e vespas, confecção de brinquedos com sucata referente as abelhas, receitas com mel, roda de conversa fazendo questionamento como: o que as abelhas fazem nas flores? Como elas vivem? O que as abelhas produzem? Qual o barulho que elas fazem? Como chama a casa das abelhas? O que podemos fazer com o mel? Contextualização de cada pesquisa feita pelas crianças juntamente com as famílias, dialogo sobre os temas: a sociedade das abelhas, as abelhas operarias, a abelha rainha, o zangão, o apicultor e a criação de abelha, o mel e a importância na alimentação, as curiosidades das abelhas através do filme a abelhinha Julita, varal de Cordel, (varal da alegria com mistura de poesia da creche IV C) entrevista com um apicultor para conhecer as ferramentas da apicultura,  
Estratégias:
·         Palestras;
·         Pesquisas de campo;
·         Entrevistas;
·         Confecção de cartazes;
·         Parodia 
·         Músicas;
·         Reportagens;
·         Dramatização.

Recursos utilizados:
Textos informativos, pesquisa na internet, revistas, vídeos, sucatas, paródias, dramatização, poesias, musicas, receitas;
 CULMINÂNCIA:
 Registrado através de vídeos, fotografias, cartazes, maquetes e relatórios finais.
PALAVRAS CHAVE
Abelha, vespas, Aprendizagem, crianças



AVALIAÇÃO:
         A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação considerando o processo de desenvolvimento e a interação da turma e individual. 
         Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assume seu papel como agente de pesquisa, criando dentro de si o desejo de buscar respostas para suas curiosidades e necessidades.
       A avaliação também estará no próprio resultado do trabalho. Verificar-se-á as falas e atitudes dos alunos durante as atividades, considerando a partir destes o desenvolvimento da oralidade e da expressividade e o conhecimento adquirido.

ANEXOS:

QUESTIONAMENTOS PARA A ENTREVISTA:

·         O QUE UMA PESSOA PRECISA PARA CRIAR ABELHAS?
·         O QUE É UMA COLMEIA?
·         COMO AS ABELHAS VIVEM NA COLMEIA?
·         DO QUE AS ABELAS SE ALIMENTAM?
·         QUAL A IMPORTANCIA DAS ABELHAS PARA A NATUREZA?      












Nenhum comentário:

Postar um comentário