Projeto: O JARDIM DAS ABELHINHAS
Tema Abelhas ou vespas
Cronograma: 2º semestre
Público
alvo: alunos da educação infantil- Creche IV C e pais
Professora: Maria Aparecida Kaiser TDI: Olinda Bolsista: Priscila
JUSTIFICATIVA:
Este projeto surgiu a partir de uma vivencia acontecida aqui na Creche Jardim da Palmeira Sinop MT na qual sou professora com muito orgulho. Estando no parque infantil brincando com as crianças quando uma das crianças recebeu uma picada de marimbondo e disse chorando “professora uma abelha me picou”! respondi sem pensar: “abelha ou marimbondo” ela respondeu: “acho que é um marimbondo” fomos passar gelo e ficou por isso mesmo. Concidentemente meu esposo trabalha na Prefeitura de Sinop, no qual desenvolve projeto de apicultura. Surgindo assim a ideia de fazer uma pesquisa sobre as abelhas/vespas com finalidade de demostrar a diferença de uma e outra. É claro que estaremos possibilitando às crianças um estudo mais detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; e ainda promover uma maior integração das crianças seguindo o exemplo das abelhas que vivem unidas, agrupa-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre todos da colmeia contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo. Esta pesquisa de iniciação científica, oportunizara a investigação das crianças em parceria com apicultores do município de Sinop, creche e familiares.
Este projeto surgiu a partir de uma vivencia acontecida aqui na Creche Jardim da Palmeira Sinop MT na qual sou professora com muito orgulho. Estando no parque infantil brincando com as crianças quando uma das crianças recebeu uma picada de marimbondo e disse chorando “professora uma abelha me picou”! respondi sem pensar: “abelha ou marimbondo” ela respondeu: “acho que é um marimbondo” fomos passar gelo e ficou por isso mesmo. Concidentemente meu esposo trabalha na Prefeitura de Sinop, no qual desenvolve projeto de apicultura. Surgindo assim a ideia de fazer uma pesquisa sobre as abelhas/vespas com finalidade de demostrar a diferença de uma e outra. É claro que estaremos possibilitando às crianças um estudo mais detalhado sobre as abelha, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação; e ainda promover uma maior integração das crianças seguindo o exemplo das abelhas que vivem unidas, agrupa-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre todos da colmeia contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo. Esta pesquisa de iniciação científica, oportunizara a investigação das crianças em parceria com apicultores do município de Sinop, creche e familiares.
Descobrir a diferença
entre abelhas e vespas; reconhecer o ensinamento, valores e curiosidades sobre
as abelhas. Pesquisar sobre como as abelhas fazem o mel, pólen, geleia real,
cera e própolis.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
Identificar abelhas e vespas (marimbondo)
Pesquisar a vida das abelhas em livros, revistas e
internet.
Conhecer e relatar o benefício do mel produzido
pelas abelhas
Conhecer um apicultor
Reconhecer a função da apicultura e a importância
do trabalho de um apicultor;
Reconhecer que é das flores que as abelhas tiram o
néctar e o pólen
Reconhecer a função da apicultura e a importância
do trabalho de um apicultor;
Identificar
o mel e seus derivados;
Conscientizar de que é preciso proteger o
ecossistema;
Estimular a pesquisa com os familiares como fonte
de informação
Fazer experimentações de receitas
culinárias com mel
ATIVIDADES/SITUAÇÕES/
EXPERIÊNCIAS:
Assistir filmes referente as abelhas
como: Pesquisar em livros, revistas intente, juntamente com professores e pais,
desenhos, pinturas, musicas, parodia, poesias, historias, danças, recorte e
colagem de panfletes referente as abelhas e vespas, confecção de brinquedos com
sucata referente as abelhas, receitas com mel, roda de conversa fazendo
questionamento como: o que as abelhas fazem nas flores? Como elas vivem? O que
as abelhas produzem? Qual o barulho que elas fazem? Como chama a casa das
abelhas? O que podemos fazer com o mel? Contextualização de cada pesquisa feita
pelas crianças juntamente com as famílias, dialogo sobre os temas: a sociedade
das abelhas, as abelhas operarias, a abelha rainha, o zangão, o apicultor e a
criação de abelha, o mel e a importância na alimentação, as curiosidades das
abelhas através do filme a abelhinha Julita, varal de Cordel, (varal da alegria
com mistura de poesia da creche IV C) entrevista com um apicultor para conhecer
as ferramentas da apicultura,
Estratégias:
·
Palestras;
·
Pesquisas de campo;
·
Entrevistas;
·
Confecção de cartazes;
·
Parodia
·
Músicas;
·
Reportagens;
·
Dramatização.
Recursos utilizados:
Textos informativos, pesquisa na internet, revistas, vídeos,
sucatas, paródias, dramatização, poesias, musicas, receitas;
CULMINÂNCIA:
Registrado através de vídeos,
fotografias, cartazes, maquetes e relatórios finais.
PALAVRAS
CHAVE
Abelha,
vespas, Aprendizagem, crianças
AVALIAÇÃO:
A
avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação
considerando o processo de desenvolvimento e a interação da turma e
individual.
Neste sentido,
espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assume
seu papel como agente de pesquisa, criando dentro de si o desejo de buscar
respostas para suas curiosidades e necessidades.
A avaliação também
estará no próprio resultado do trabalho. Verificar-se-á as falas e atitudes dos
alunos durante as atividades, considerando a partir destes o desenvolvimento da
oralidade e da expressividade e o conhecimento adquirido.
ANEXOS:
QUESTIONAMENTOS
PARA A ENTREVISTA:
·
O QUE UMA PESSOA PRECISA PARA CRIAR ABELHAS?
·
O QUE É UMA COLMEIA?
·
COMO AS ABELHAS VIVEM NA COLMEIA?
·
DO QUE AS ABELAS SE ALIMENTAM?
·
QUAL A IMPORTANCIA DAS ABELHAS PARA A NATUREZA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário