O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A MAGIA DAS BRINCADEIRAS!

SUGESTÕES DE  BRINCADEIRAS


PROFESSORA: Maria Aparecida O Kaiser!
SUPERVISORA: DAYANE
DIRETORA: JAQUELINE






BRINCADEIRA DA SERPENTE:

“Esta é a história da serpente”.
Que desceu do morro
Para procurar
Um pedacinho do seu rabo...
Ei você ai faz parte do meu rabão...

Como se brinca:
Os alunos ficam em pé ou sentados e junto com a professora vai cantando a musica, e na parte que fala Ei você ai faz parte do meu rabão... A professora aponta um aluno e ele terá que passar por baixo da perna da professora e assim sucessivamente, vai cantando até todos participarem formando um grande rabão.


BRINCADEIRA DE PULAR CORDA

Como se Brinca:

Duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.  Outra é  dado o início à contagem: 1, 2, 3, etc. até o jogador cometer um erro, isto tocar a corda em movimento e criar outra formas de bater corda, por exemplo: batendo corda no sentindo contrário, batendo foguinho,etc.


BRINCADEIRA ESCRAVO DE JÓ:
Como se brinca:
Os participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue, zá”. Cada um com um objeto na mão vai trocando-as entre eles e fazendo o que diz a música.

BRINCADEIRA DE RODA
Como se brinca:
Em roda, cantam canções antigas e façam os gestos e representações delas, músicas como atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate, bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra, serra serrador, etc.

BRINCADEIRA DANÇA DAS CADEIRAS
Como se Brinca
  Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.


BRINCADEIRA COELHO SAI DA TOCA
Como se brinca:
Distribua giz para as crianças desenharem círculos grandes e pequenos no chão. Ou com bambolês, ou as próprias crianças para fazer as  tocas onde  os pequenos (ou melhor, coelhinhos) irão entrar quando ouvirem o sinal de um apito, soado pela professora. O objetivo é fugir do lobo, que será representado por um dos colegas. O aluno que for pego, passará a ser o lobo, e vice-versa. O jogo termina quando praticamente todos experimentaram os dois papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de fora. Se há 16 crianças na turma, pode-se fazer duas tocas para 1 aluno, uma para 2, uma para 3 e duas para 4.

BRINCADEIRA PASSA PASSARÁ
Como se brinca:
Primeiro temos que escolher dois participantes que serão a ponte dando as mãos um para o outro, sem que o restante da turma saiba eles decidem quem será pêra ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte.
A dupla que é a ponte canta:
Passarás, passarás
quem detrás ficará.
Seu Martins pescador
Da licença de eu pegar
O primeiro o segundo o terceiro
Vou pegar...
Nesta hora (quando fala vou pegar ) a dupla prende nos braços quem está passando e perguntam baixinho sem que os outros ouçam:
_ Você quer pêra ou maçã?
O Participante escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu.
No final ganha o participante que tiver mais gente atrás, ou seja, a fruta mais escolhida.
BRINCADEIRA CABRA-CEGA. 
Como se brinca

Escolhe-se uma das crianças para ser a cabra-cega. Coloca-se um venda nos seus olhos, alguém faz com que ela dê vários giros e pede-se que ela tente tocar ou segurar alguma das outras crianças participantes. Quem ela conseguir tocar ou segurar primeiro, será a próxima cabra-cega. A norma tem que ser combinada antes, se é só tocar ou tem que agarrar. A brincadeira deve ser realizada em um espaço pequeno e livre, com poucos obstáculos para que não haja acidentes e machucados. 

BRINCADEIRA TÁ PRONTO SEU LOBO? 
Como se brinca:

Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde. As demais dão as mãos e vão caminhando e cantando: - Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem! Está pronto seu lobo? E o lobo responde durante muito tempo que está ocupado, fazendo uma tarefa de cada vez: tomando banho, vestindo a roupa, calçando os sapatos, penteando o cabelo e o que mais resolver inventar. A brincadeira continua até que o lobo fica pronto e, sem qualquer aviso, sai do esconderijo e corre atrás das outras crianças, tentando pegar os participantes desprevenidos. A primeira criança que for pega será o lobo na próxima vez. 

BRINCADEIRA OVO CHOCO

Como se brinca:
Crianças em círculo acocorado, fora da roda, uma criança porta uma bola de papel, um lenço, uma bola ou outro objeto qualquer, simbolizando o “ovo”. As crianças que formam os círculos não podem olhar para trás, pois o participante que anda com o “ovo podre” na mão deseja colocá-lo atrás de um jogador distraído.  Ele fala ovo choco e os demais respondem ta fedendo e vai cantando até colocar o ovo em alguém quando isso acontecer, a criança que recebeu http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAAN_QAF-1410.pngo “ovo” deve correr atrás da que colocou, este por sua vez procura tomar o lugar onde a criança estava. Se a criança que colocou o “ovo” for pego, irá para o centro da roda.


BRINCADEIRA BILBOQUÊ
Como se brinca:
Este jogo consiste na habilidade de enfiar a carapuça do bilboquê no fuso (bastonete). Consta de duas partes: na primeira, cada criança vai jogando o bilboquê, contando até dez ou vinte, conforme combinação do grupo. Cada vez que um jogador acerta, marca ponto. Na segunda parte, iniciam as provas, selecionadas entre os participantes. Cada prova é também contada, de acordo com o número de vezes que o jogador acerta. Quem erra cede o lugar a outro participante.

BRINCADEIRA DE AMARELINHA
Como se brinca:
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz, depois escolhe quem começa e o aluno lança pedra na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu, vai pulando até o fim do trajeto e ao retornar apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez atirando na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. Participante que errar o alvo ou perde o equilíbrio passa a vez para outro.

BRINCADEIRA BALANÇA CAIXÃO
Como se brinca:
Um integrante do grupo é escolhido como um rei e se senta em uma cadeira. Outro participante é eleito o servo. Ele se ajoelha de frente para o rei e apoia o rosto em seu colo. Os demais formam uma fila atrás do servo, cada um apoiando a cara nas costas do companheiro da frente. Todos recitam: “Balança, caixão/ balança você dá um tapa nas costas/ e vai se esconder”. O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vão repetindo essa ação, até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair à procura dos colegas. Ganha quem for pego por último. A brincadeira recomeça com a escolha de outras crianças para representar os personagens.
BRINCADEIRA DO BOLICHE
Como se brinca:
Os pinos são feitos com latas vazias ou garrafa, encapadas com papel colorido e numeradas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 2 metros de distância. A bola deve arrastar no chão até atingir os pinos. Cada participante joga uma única vez. O coordenador anota o número de pontos, somando os números dos pinos derrubados. Vence quem fizer mais pontos.

BRINCADEIRA RECONHENDO OBJETOS EM EQUIPE
Como se brinca:
Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no pátio. Reúne-se as equipes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.
BRINCADEIRA DO ALECRIM
Como se brinca:
Os alunos em dupla em forma de túnel, com exceção de um cantando a música:
Alecrin, Alecrin dourado,
Que nasceu no campo sem ser semeado.
Foi meu amor, que me disse assim, que a flor do campo.

BRINCADEIRA CHOCOPITO

São necessárias pelo menos quatro crianças para brincar de choco pito. Em roda as crianças cantam o verso abaixo enquanto uma bate na mão da outra.A pessoa que estiver com a palma quando a música terminar deve pisar no pé de um amigo.Caso não consiga, é só piscar para que alguém o ajude na tarefa. Quem tiver o pé pisado sai da brincadeira.
Verso
"Choco pito tu és a primeira"

BRINCADEIRA DA LAVADEIRA

BRINCADEIRA FOME COME
Jibóia
Padre Zezinho

A jibóia me falou que está com fome

tá com fome e faz um ano que não come

Foi falando e foi abrindo a sua goela

e é por isso que não chego perto dela. (bis)

A jibóia me falou que me admira

mas eu acho que ela disse uma mentira.

A jibóia me falou que não quer briga

tá com fome mas quer ser minha amiga.

A jibóia me pediu um grande abraço

ela pensa que eu sou bobo e sou palhaço.

A jibóia me falou que não me aperta

mas eu acho que a jibóia é muito esperta.

A jibóia me pediu uma carícia

mas eu acho que a jibóia tem malícia.

A jibóia me falou que não me engole

mas eu logo respondi que não me amole.

A jibóia tá olhando pro meu lado

e eu não olho pra não ser enfeitiçado.

A jibóia faz um ano que não come

mas comigo ela não mata a sua fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário