Este blog tem como finalidade a divulgação dos trabalhos realizado na sala de AEE, bem como assuntos relacionados aos tipos de deficiências, síndromes e transtornos.
O Mundo Encantado da Educação Infantil !
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
CATIVAR PARA ADAPTAR !
PROJETO CATIVAR PARA ADAPTAR
Dados de Identificação
Instituição: Creche Municipal Jardim das Palmeiras
Professoras: Cida Kaiser, Kadir e Kleonice
Turma Creche IV,A,B,C (3 anos)
Justificativa
O período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para os pais e educadoras. Mesmo para as crianças que já frequentam a escola e que conhecem a maioria dos colegas da sala e funcionários da instituição ficam inseguros. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam um ambiente afetivo e acolhedor, transmitindo segurança aos pais e alunos, da forma mais agradável possível.
Objetivo Geral
Oferecer um ambiente prazeroso de afeto e segurança, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando de forma autônoma, saudável e feliz;
Objetivos Específicos
•Conhecer a escola, as professoras, amigos de sala, funcionários e espaços da escola;
•Reconhecer seu nome e dos colegas;
•Adaptar se a rotina da escola;
Experiências propostas:
Roda de conversa, repertório de musicas, danças, historias, jogos e brincadeiras livres e dirigidas, recorte, colagem, desenhos e pintura livres e dirigidos.
Estratégias.
Receber as crianças de forma afetiva
Cantar músicas de formas variadas
Trabalhar o nome da criança
Brincar com massinha;
Jogos de encaixe
Fazem de conta.
Atividades de colagem;
Pintura com guache e giz de cera e lápis de cor.
Amassar, rasgar e recortar papeis com as mão,
Assistir DVD;
Passeio
Brincadeiras na areia e no parque
Fotos
Auxiliar os alunos ao uso do banheiro e escovação de forma lúdica e prazerosa,
Hábitos alimentares
Leitura de histórias; parlendas, adivinhas, versos.
Confecção de crachás; Chamada.
Jogo de bola
Escolher um nome da sala;
Brincadeiras de roda; roda cutia, ovo choco, o mestre manda, jacaré etc.
Elaboração oral e coletiva de regras de convivência (combinados)
Roda de conversa,
Cronograma: este projeto terá inicio no dia 18 de fevereiro e termino 15 de abril de 2014, podendo ter alterações se necessário.
Recursos
Humanos, lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache, pincel esponja cola, tesoura, blocos lógicos, jogos de encaixe, papel, crepom, sulfite, cartolina, corda, bola, cama elástica, livro de historia, massinha de modelar, maquina fotográfica.
Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua, através das observações, fotos e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento e adaptação de cada aluno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário