O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CATIVAR PARA ADAPTAR !

PROJETO CATIVAR PARA ADAPTAR Dados de Identificação Instituição: Creche Municipal Jardim das Palmeiras Professoras: Cida Kaiser, Kadir e Kleonice Turma Creche IV,A,B,C (3 anos) Justificativa O período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para os pais e educadoras. Mesmo para as crianças que já frequentam a escola e que conhecem a maioria dos colegas da sala e funcionários da instituição ficam inseguros. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam um ambiente afetivo e acolhedor, transmitindo segurança aos pais e alunos, da forma mais agradável possível. Objetivo Geral Oferecer um ambiente prazeroso de afeto e segurança, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando de forma autônoma, saudável e feliz; Objetivos Específicos •Conhecer a escola, as professoras, amigos de sala, funcionários e espaços da escola; •Reconhecer seu nome e dos colegas; •Adaptar se a rotina da escola; Experiências propostas: Roda de conversa, repertório de musicas, danças, historias, jogos e brincadeiras livres e dirigidas, recorte, colagem, desenhos e pintura livres e dirigidos. Estratégias. Receber as crianças de forma afetiva Cantar músicas de formas variadas Trabalhar o nome da criança Brincar com massinha; Jogos de encaixe Fazem de conta. Atividades de colagem; Pintura com guache e giz de cera e lápis de cor. Amassar, rasgar e recortar papeis com as mão, Assistir DVD; Passeio Brincadeiras na areia e no parque Fotos Auxiliar os alunos ao uso do banheiro e escovação de forma lúdica e prazerosa, Hábitos alimentares Leitura de histórias; parlendas, adivinhas, versos. Confecção de crachás; Chamada. Jogo de bola Escolher um nome da sala; Brincadeiras de roda; roda cutia, ovo choco, o mestre manda, jacaré etc. Elaboração oral e coletiva de regras de convivência (combinados) Roda de conversa, Cronograma: este projeto terá inicio no dia 18 de fevereiro e termino 15 de abril de 2014, podendo ter alterações se necessário. Recursos Humanos, lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache, pincel esponja cola, tesoura, blocos lógicos, jogos de encaixe, papel, crepom, sulfite, cartolina, corda, bola, cama elástica, livro de historia, massinha de modelar, maquina fotográfica. Avaliação A avaliação acontecerá de forma contínua, através das observações, fotos e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento e adaptação de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário