O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

sábado, 22 de novembro de 2014

PIBID UMA REALIDADE NA CRECHE PALMEIRAS SINOP/MT

A INSERÇÃO DO SUPERVISOR JUNTO AOS PIBIDIANOS E AS ATIVIDADES DESAFIADORAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇAO INFANTIL Linha Temática: Educação Infantil e Trabalho Docente KAISER, Maria Aparecida DURREWALD, Marcia PENTEADO, Roseni Fernandes de Oliveira SANTOS, Francineide Alves ResumO O objetivo desta experiência é refletir sobre a inserção do supervisor junto aos PIBIDIANOS e as atividades desafiadoras para as crianças da Educação Infantil na Creche Palmeira Sinop/MT. Para isso nos supervisores orientamos a leitura do projeto político pedagógico, plano curricular nacional, revistas sobre educação infantil contidas na Creche, proposta pedagógica da educação infantil, e alguns teóricos que nos mediaram sobre atividade na Educação Infantil. Introduzimos o diálogo como forma de interatividade entre a Creche e os acadêmicos, para haver compreensão entre o todo e o coletivo, envolvendo a Universidade, a Creche, a Comunidade, os Pais e, principalmente, os alunos. Tomando como partida, a relação entre o conhecimento da atividade acadêmica dos PIBIDIANOS. Neste sentido, as metas proposta para a Creche parceira é .amplificarem de forma positiva as estratégias voltadas para o campo didático pedagógico, bem como, promover novas oportunidades para inserção dos bolsistas em atividades de Iniciação à docência. Por isso realizamos um projeto “CONTANDO, CANTANDO E ENCANTADO”, Para oportunizar a socialização e a interação entre as crianças, possibilitando o contato com a arte, música, teatro, dança, e as brincadeiras. O papel PIBIDIANO, foi importante no crescimento coletivo de todos os envolvidos, o fundamento do projeto é de transformar a Creche parceira em um ambiente de conhecimento que será disseminado para o futuro profissional docente, e no desenvolvimento do aprendizado da criança. É preciso proporcionar as crianças momentos lúdicos e interativos, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, histórias, músicas, mímicas e demais situações de interação. Agindo dessa forma, o ato de aprender torna uma aprendizagem significativa.

Um comentário: