As Atividades de Vida Diária (AVDs) são as tarefas de desempenho ocupacional que o
indivíduo realiza diariamente. Não se resume somente aos autocuidados de
vestir-se, alimentar-se, arrumar-se, tomar banho, e pentear-se, mas englobam também as habilidades de usar
telefone, escrever, manipular livros, assim por diante, além da capacidade de virar-se na cama,
sentar-se, mover-se e transferir-se de um lugar a outro. (TROMBLY,
1989).
Na educação da
criança, cabe ressaltar a importância da Atividade de Vida Diária - AVD, cujo objetivo é
proporcionar à criança condições para que, dentro de suas potencialidades,
possa formar hábitos de autossuficiência que lhe permitam participar ativamente
do ambiente em que vive.
Ao nascer, a criança
encontra-se num estado de dependência total, situação está que, gradativamente, desaparece com seu crescimento e,
já na fase pré-escolar, começa a alimentar-se, vestir-se, ir ao banheiro
sozinha e escovar os dentes sem necessitar de ajuda ou apenas com ajuda
parcial. Em relação à criança com deficiência, como isso ocorre? Como proporcionar-lhe a satisfação de
necessidades tão fundamentais? Quais os anseios e dificuldades
experimentados pelos pais em tais circunstâncias? Na educação
da criança com deficiência, destacamos a Atividade de Vida Diária - AVD - como área específica
de atendimento, por julgarmos indispensável ao seu ajustamento social. FORMADORAS: Celia Marcari & Francielly Gomes Sinop-MT
Que trabalho bacana!!! Adorei
ResponderExcluir