O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PLANO DO AEE EDUCAÇÃO INFANTIL

: EMEI PALMEIAS ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALUNO:   MN                
ALUNO:  
IDADE: 04 ANOS, E 1 MÊS
 TURMA: CRECHE IV A
PERÍODO: INTEGRAL
ESCOLA :CRECHE JARDIM DAS PALMEIRAS
PROFESSORA DO A.E.E.: Maria Aparecida O. Kaiser
PROFESSORAS DA SALA DE AULA REGULAR:
BOLSISTAS:
COORDENADORA A.E.E:
COORDENADORA DA CRECHE 
DIRETORA CRECHE  
ATENDIMENTOS NA SALA DE RECURSOS: SEGUNDA E QUARTA FEIRAS
Horário:  às  Horas
HISTÓRICO:
  
O Aluno LN apresenta encefalopatia crônica não evolutiva espástica da infância, mais conhecida como, paralisia cerebral espástica tetraparesia, é a forma mais comum, que abrange o comprometimento dos 4 membros, tronco, pescoço e cabeça, além de uma desordem motora caracterizada pela excitabilidade do reflexo de estiramento com a excitação dos reflexos profundos e aumento do tônus muscular, deixando várias sequelas entre elas, a espasticidade. Esta é a forma mais comum de encefalopatia, constituindo de uma desordem motora caracterizada pela excitabilidade do reflexo de estiramento com a exacerbação dos reflexos profundos e aumento do tônus muscular. Toma leocogem para aumentar a imunidade. É dependente e utiliza cadeira de rodas para se locomover. De acordo com laudo neurológico o desenvolvimento cognitivo está dentro do esperado para a idade cronológica. Apresenta boa compreensão ao conversar, compreende ordens simples e complexas, é bastante esforçado para realizar as tarefas, gosta muito de ouvir e cantar músicas.  Faz atendimento fonoaudiólogo e fisioterapia
Objetivo Geral: Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, estimular a orientação espacial, a lateralidade e melhorar o tônus muscular. Visando ampliar todas as áreas do desenvolvimento humano.
Objetivos Específicos: Desenvolver habilidades cognitivas, linguísticas e sociais;

Desenvolver as qualidades físicas: equilíbrio, velocidade, ritmo, lateralidade, força e resistência;
Estimular a orientação espacial.
-Executar movimentos corporais, estimulando os padrões corretos, principalmente dos grandes membros;
- Oportunizar brincadeiras em grupo, para melhor socialização.
Organização do Atendimento:
Dias: segunda das 15 às 17 horas
Quarta das 09 às 11 horas  
Tempo de atendimento: 2 horas

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ATENDIMENTO DO A.E.E.

ÁREA DA LINGUAGEM: Objetivo: Estimular movimentos articulatórios, visando a preparação da fala.
Aprimorar   e desenvolver as diversas formas de comunicação
ATIVIDADES:
- Exploração de objetos com diferentes tamanhos, cores e formas;
- Brinquedos diversificados;
- Orientação espacial e temporal;
-Contar histórias, figuras, combinados, assistir vídeos com músicas e vídeos pedagógicos);
-Exercícios de língua, bochecha, lábios, mandíbulas, etc;
-exercícios de respiração e sopro.
- Imitar sons onomatopeicos;
- repetir palavras simples;
- Músicas;
- Brincadeiras;
- Histórias.
ÁREA DA PERCEPÇÃO: Objetivo: vivenciar contrastes auditivos, visuais, táteis, olfativos e gustativos, através da manipulação de objetos do cotidiano.
ATIVIDADES: Visão:
- Figuras diversificadas em tamanho grande;
- Embalagens diversificadas;
- Visualizar objetos a partir do modelo;
- Brinquedos e objetos com cores, formas e tamanhos diferenciados;
- Gravuras com figura funda em destaque.
Audição:
- Brinquedos sonoros;
- Músicas;
-Histórias;
- Gravar sons e ouvir;
- Diferenciar sons do cotidiano.
TATO
- Manipular objetos diversos;
- caixa tátil;
- Manipular diferentes texturas;
- Manipular alimentos com diferentes formas, como: banana, maçã, pera, etc.
OLFATO:
- Cheiros: perfume, sabonete, álcool, detergente, etc.
- Gostos: limão, mel, sal, alimentos quentes, frios e gelados.
ÁREA DA SOCIALIZAÇÃO: Objetivo: criar vínculos afetivos com o meio escolar, melhorando sua convivência, com relação a rotina diária.
ATIVIDADES:
- Exploração de ambientes como: parque, areia e pátio;
- Brincadeiras;
- saudar os colegas e professores;
- Passeios pelas outras salas;
- Esperar a vez em brincadeiras em grupo;
- Participar de apresentações artísticas internas.
ÁREA MOTORA: Objetivo: oportunizar ao aluno, atividades onde ele possa ampliar seu desenvolvimento motor.
ATIVIDADES.
- Exercícios na bola de bobath e rolo;
- Atividades motoras no tatame e colchonete: rolar, engatinhar, agachar, subir e descer;
- Caminhar livremente;
- Atividades na banheira, lona plástica com água;
- Atividades no espelho: esquema corporal;
- Piscina de bolinhas;
- Brincadeiras diversas;
- Equilíbrio no cavalinho;
- Pedalar;
- Massagens corporais; Desenvolver habilidades motoras através de atividades motora e viso motora diversificadas.

- Transportar objetos com diferentes formas e pesos.
ÁREA DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA: Objetivo: desenvolver o início do controle dos esfíncteres e estimular os bons hábitos alimentares, visando sua independência pessoal.
ATIVIDADES:
- Segurar o talher para comer;
- Não encher a boca;
- esperar a comida esfriar para comer;
________________________________________
PROFESSORA DE A.E.E.
 _______________________________________
PROFESSORA SALA REGULAR
 _______________________________________
COORDENADORA





Nenhum comentário:

Postar um comentário