ALUNO:
IDADE: 04 ANOS, E 1 MÊS
TURMA: CRECHE IV A
PERÍODO: INTEGRAL
ESCOLA :CRECHE
JARDIM DAS PALMEIRAS
PROFESSORA
DO A.E.E.: Maria
Aparecida O. Kaiser
PROFESSORAS
DA SALA DE AULA REGULAR:
BOLSISTAS:
COORDENADORA
A.E.E:
COORDENADORA
DA CRECHE
DIRETORA CRECHE
ATENDIMENTOS NA SALA DE RECURSOS: SEGUNDA E
QUARTA FEIRAS
Horário: às Horas
HISTÓRICO:
O
Aluno LN apresenta encefalopatia crônica não evolutiva espástica da
infância, mais conhecida como, paralisia cerebral espástica tetraparesia, é a
forma mais comum, que abrange o comprometimento dos 4 membros, tronco, pescoço
e cabeça, além de uma desordem motora caracterizada pela excitabilidade do
reflexo de estiramento com a excitação dos reflexos profundos e aumento do
tônus muscular, deixando várias sequelas entre elas, a espasticidade. Esta é a
forma mais comum de encefalopatia, constituindo de uma desordem motora
caracterizada pela excitabilidade do reflexo de estiramento com a exacerbação
dos reflexos profundos e aumento do tônus muscular. Toma leocogem para aumentar
a imunidade. É dependente e utiliza
cadeira de rodas para se locomover. De acordo com laudo neurológico o
desenvolvimento cognitivo está dentro do esperado para a idade cronológica.
Apresenta boa compreensão ao conversar, compreende ordens simples e complexas,
é bastante esforçado para realizar as tarefas, gosta muito de ouvir e cantar
músicas. Faz atendimento fonoaudiólogo e
fisioterapia
Objetivo Geral: Desenvolver a coordenação motora fina,
coordenação viso-motora, esquema corporal, estimular a orientação espacial, a
lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Visando ampliar todas as áreas do desenvolvimento humano.
Objetivos Específicos: Desenvolver habilidades cognitivas,
linguísticas e sociais;
Desenvolver as qualidades físicas: equilíbrio, velocidade, ritmo, lateralidade, força e resistência;
Estimular a orientação espacial.
-Executar movimentos corporais,
estimulando os padrões corretos, principalmente dos grandes membros;
- Oportunizar brincadeiras em grupo,
para melhor socialização.
Organização
do Atendimento:
Dias:
segunda das 15 às 17
horas
Quarta das 09 às 11 horas
Tempo
de atendimento: 2
horas
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NO ATENDIMENTO DO A.E.E.
ÁREA
DA LINGUAGEM: Objetivo:
Estimular movimentos articulatórios, visando a preparação da fala.
Aprimorar e desenvolver as diversas formas de
comunicação
ATIVIDADES:
- Exploração de objetos com diferentes
tamanhos, cores e formas;
- Brinquedos diversificados;
- Orientação espacial e temporal;
-Contar histórias, figuras,
combinados, assistir vídeos com músicas e vídeos pedagógicos);
-Exercícios de língua, bochecha,
lábios, mandíbulas, etc;
-exercícios de respiração e sopro.
- Imitar sons onomatopeicos;
- repetir palavras simples;
- Músicas;
- Brincadeiras;
- Histórias.
ÁREA
DA PERCEPÇÃO: Objetivo:
vivenciar contrastes auditivos, visuais, táteis, olfativos e gustativos,
através da manipulação de objetos do cotidiano.
ATIVIDADES:
Visão:
- Figuras diversificadas em tamanho
grande;
- Embalagens diversificadas;
- Visualizar objetos a partir do
modelo;
- Brinquedos e objetos com cores,
formas e tamanhos diferenciados;
- Gravuras com figura funda em
destaque.
Audição:
- Brinquedos sonoros;
- Músicas;
-Histórias;
- Gravar sons e ouvir;
- Diferenciar sons do cotidiano.
TATO
-
Manipular objetos
diversos;
- caixa tátil;
- Manipular diferentes texturas;
- Manipular alimentos com diferentes
formas, como: banana, maçã, pera, etc.
OLFATO:
- Cheiros: perfume, sabonete, álcool,
detergente, etc.
- Gostos: limão, mel, sal, alimentos
quentes, frios e gelados.
ÁREA
DA SOCIALIZAÇÃO: Objetivo:
criar vínculos afetivos com o meio escolar, melhorando sua convivência, com relação
a rotina diária.
ATIVIDADES:
-
Exploração de
ambientes como: parque, areia e pátio;
- Brincadeiras;
- saudar os colegas e professores;
- Passeios pelas outras salas;
- Esperar a vez em brincadeiras em
grupo;
- Participar de apresentações
artísticas internas.
ÁREA
MOTORA: Objetivo:
oportunizar ao aluno, atividades onde ele possa ampliar seu desenvolvimento
motor.
ATIVIDADES.
- Exercícios na bola de bobath e rolo;
- Atividades motoras no tatame e
colchonete: rolar, engatinhar, agachar, subir e descer;
- Caminhar livremente;
- Atividades na banheira, lona
plástica com água;
- Atividades no espelho: esquema
corporal;
- Piscina de bolinhas;
- Brincadeiras diversas;
- Equilíbrio no cavalinho;
- Pedalar;
- Massagens corporais; Desenvolver
habilidades motoras através de atividades motora e viso motora diversificadas.
- Transportar objetos com diferentes
formas e pesos.
ÁREA
DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA: Objetivo:
desenvolver o início do controle dos esfíncteres e estimular os bons hábitos
alimentares, visando sua independência pessoal.
ATIVIDADES:
- Segurar o talher para comer;
- Não encher a boca;
- esperar a comida esfriar para comer;
________________________________________
PROFESSORA DE A.E.E.
PROFESSORA SALA REGULAR
COORDENADORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário