O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ESTUDO DE CASO O QUE É?


ESTUDO DE CASO
ALUNO:  
IDADE: 03 anos 6 meses
DATA NASCIMENTO: 17/08/2012
FILIAÇÃO:
 TURMA: PRÉ I A PERÍODO Matutino
ESCOLA :EMEI
PROFESSORA DO A.E.E.:
PROFESSORAS DA SALA DE AULA REGULAR:
 BOLSISTAS
COORDENADORA A.E.E :
COORDENADORA
DIRETORA
ATENDIMENTOS NA SALA DE RECURSOS:  terça e quarta  das 15:00hs às 17:00hs
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA:
Aluno MN apresenta dificuldades em vários aspectos dentre os quais é a coordenação motora, bem como andar, correr, e sentar. Não possui equilíbrio, nem anda em linha reta, caindo e batendo a cabeça constantemente, é bastante inquieto. Raramente chora mesmo após as quedas. Tem suspeita de TGD, pela qual tem vários comprometimento nas áreas do desenvolvimento, sendo ela, habilidades de comunicação. Além disso, os prejuízos qualitativos que definem essas condições são claramente atípicos em relação ao nível de desenvolvimento do indivíduo ou idade mental. Deu ictérica no nascimento de 34.8 e o normal é de 15 por este motivo ficou dois dias na UTI, o aluno MN não consegue pronunciar as palavras só balbucia,
 
QUEIXA DA PROFESSORA
Dificuldade motora, e dificuldade na fala, muitas vezes agressivo.
QUEIXA DA FAMÍLIA
Está com dificuldade de andar sua marcha e torta e ainda não fala.

QUEIXA DO ALUNO
Necessita de atendimento especializado, onde o mesmo possa ser estimulado na parte motora, e fala no entanto não está sendo atendido.
 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Atendimento específico na sala do A.E.E.
- Orientar os professores e a família, quanto aos estímulos que podem ser desenvolvidos diariamente, dentro da rotina.
- Manter parceria com o Instituto Criança e Universidades para possíveis atendimentos necessários;
- Adaptação de currículo e materiais;
- Estar em formação permanente na secretaria municipal de educação

ESCLARECIMENTO DOPROBLEMA

Cognitivo:   distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala gosta muito de ouvir e faz os gestos com a mão
LINGUAGEM: Não tem compreensão ao conversar,
CONTEXTO ESCOLAR: O aluno MNN gosta de vir na escola, Quanto a sala de aula a professora e as técnicas ele sente segurança e tranquilidade.
FAMILIAR: Os pais são separados e só tem a mãe para acompanhar todo o seu processo de desenvolvimento é esforçados para com seu filho mas não tem tempo e nem dinheiro para fazer o acompanhamento médico e está dependendo do SUS para ter um laudo médico.
SAÚDE:  precisa de cuidado em relação ao andar, como também em verificar porque não fala.
DESENVOLVIMENTO MOTOR: Necessita de atendimento fisioterápico e fonodiologa onde o mesmo não está fazendo.
AFETIVO: E uma criança alegre, gosta de frequentar a creche está começando a se interagir com as outras crianças e adultos, vive sorrindo, é muito feliz. 
SOCIAL: É preciso estar intermediando a fazer amigos e interagir com o outro presta muita atenção nas histórias. Estar sempre atento em tudo que está a sua volta,
APRENDIZAGEM: é uma criança bem humorada e se esforça muito para realizar todas as atividades dentro de suas limitação.
DIFICULDADES: Tem dificuldade para se locomover esbarrando excessivamente em coisas ou pessoas.
 IDENTIFICAÇÃO DA NATUREZA DO PROBLEMA:
·         Professor diante da natureza do problema;
·         Anamnese;
·         Estudo de caso;
·         Planejamento;
·         Conteúdo;
·         Adaptação dos materiais.

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA:

·         Recursos humanos e materiais;
·         Professor de sala de recursos multifuncionais;
·         Professora da sala de aula;
·         Corpo docente e discente;
·         Centro de Atendimento em Reabilitação ( D. Aquino)

Diante dos fatores apresentados, percebe- se que este aluno necessita de atendimento educacional especializado a ser realizado nesta instituição de ensino, na sala de recursos multifuncionais, uma vez que apresenta dificuldades em vários aspectos dentre os quais o mais acentuado é a coordenação motora, bem como andar, correr, e sentar. Não possui equilíbrio, nem anda em linha reta, caindo e batendo a cabeça constantemente, não consegue pronunciar as palavras só balbucia, Desta forma percebemos que o aluno tem possibilidades de avanços significativos na aprendizagem

________________________________________
PROFESSORA DE A.E.E.
________________________________________
PROFESSORA SALA REGULAR
_______________________________________
COORDENADORA

Sinop, 17 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário