ESTUDO DE CASO
ALUNO:
IDADE: 03 anos 6 meses
DATA
NASCIMENTO: 17/08/2012
FILIAÇÃO:
TURMA: PRÉ I A PERÍODO Matutino
ESCOLA :EMEI
PROFESSORA DO A.E.E.:
PROFESSORAS DA SALA DE AULA REGULAR:
BOLSISTAS
COORDENADORA A.E.E :
COORDENADORA
DIRETORA
ATENDIMENTOS NA SALA DE RECURSOS: terça e quarta das 15:00hs às 17:00hs
APRESENTAÇÃO
DO PROBLEMA:
Aluno
MN apresenta dificuldades em vários aspectos dentre os quais é a coordenação
motora, bem como andar, correr, e sentar. Não possui equilíbrio, nem anda em
linha reta, caindo e batendo a cabeça constantemente, é bastante inquieto.
Raramente chora mesmo após as quedas. Tem
suspeita de TGD, pela qual tem vários comprometimento nas áreas do
desenvolvimento, sendo ela, habilidades de comunicação. Além disso, os
prejuízos qualitativos que definem essas condições são claramente atípicos em
relação ao nível de desenvolvimento do indivíduo ou idade mental. Deu ictérica no nascimento de
34.8 e o normal é de 15 por este motivo ficou dois dias na UTI, o aluno MN não consegue
pronunciar as palavras só balbucia,
QUEIXA DA PROFESSORA
Dificuldade
motora, e dificuldade na fala, muitas vezes agressivo.
QUEIXA DA FAMÍLIA
Está com
dificuldade de andar sua marcha e torta e ainda não fala.
Necessita
de atendimento especializado, onde o mesmo possa ser estimulado na parte
motora, e fala no entanto não está sendo atendido.
RESOLUÇÃO
DO PROBLEMA
Atendimento
específico na sala do A.E.E.
-
Orientar os professores e a família, quanto aos estímulos que podem ser
desenvolvidos diariamente, dentro da rotina.
- Manter
parceria com o Instituto Criança e Universidades para possíveis atendimentos
necessários;
-
Adaptação de currículo e materiais;
- Estar
em formação permanente na secretaria municipal de educação
ESCLARECIMENTO DOPROBLEMA
Cognitivo: distúrbio
neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala gosta
muito de ouvir e faz os gestos com a mão
LINGUAGEM: Não tem compreensão ao conversar,
CONTEXTO ESCOLAR: O aluno MNN gosta de vir na
escola, Quanto a sala de aula a
professora e as técnicas ele sente segurança e tranquilidade.
FAMILIAR: Os pais são separados e só tem a
mãe para acompanhar todo o seu processo de desenvolvimento é esforçados para com
seu filho mas não tem tempo e nem dinheiro para fazer o acompanhamento médico e
está dependendo do SUS para ter um laudo médico.
SAÚDE:
precisa de cuidado em relação ao andar, como também em verificar porque
não fala.
DESENVOLVIMENTO MOTOR: Necessita
de atendimento fisioterápico e fonodiologa onde o mesmo não está fazendo.
AFETIVO: E uma criança alegre, gosta de
frequentar a creche está começando a se interagir com as outras crianças e
adultos, vive sorrindo, é muito feliz.
SOCIAL: É preciso estar intermediando a
fazer amigos e interagir com o outro presta muita atenção nas histórias. Estar
sempre atento em tudo que está a sua volta,
APRENDIZAGEM: é uma criança bem humorada e se
esforça muito para realizar todas as atividades dentro de suas limitação.
DIFICULDADES: Tem dificuldade
para se locomover esbarrando excessivamente em coisas ou pessoas.
IDENTIFICAÇÃO
DA NATUREZA DO PROBLEMA:
·
Professor diante da natureza do problema;
·
Anamnese;
·
Estudo de caso;
·
Planejamento;
·
Conteúdo;
·
Adaptação dos materiais.
RESOLUÇÃO
DO PROBLEMA:
·
Recursos humanos e materiais;
·
Professor de sala de recursos multifuncionais;
·
Professora da sala de aula;
·
Corpo docente e discente;
·
Centro de Atendimento em Reabilitação ( D. Aquino)
Diante dos fatores apresentados, percebe- se que
este aluno necessita de atendimento educacional especializado a ser realizado
nesta instituição de ensino, na sala de recursos multifuncionais, uma vez que apresenta
dificuldades em vários aspectos dentre os quais o mais acentuado é a
coordenação motora, bem como andar, correr, e sentar. Não possui equilíbrio,
nem anda em linha reta, caindo e batendo a cabeça constantemente, não consegue pronunciar as
palavras só balbucia, Desta forma percebemos que o aluno tem
possibilidades de avanços significativos na aprendizagem
________________________________________
PROFESSORA DE
A.E.E.
________________________________________
PROFESSORA SALA
REGULAR
_______________________________________
COORDENADORA
Sinop, 17 de março de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário