crianças+cega&espv=2&biw=
Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo sua textura e
consistência
· Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir,
empurrar e levantar objetos de diferentes texturas e consistências
· Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para
reconhecer o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual
· Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da
exploração visual ou tátil
· Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu,
embalagens, para reconhecimento e descoberta de uso e função
· Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na
frente, atrás do corpo
· Propiciar experiências táteis e auditivas com
objetos que façam o aluno sentir-se produtor do som ou do movimento: molas,
canudos, bexigas
· Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos
de formatos e tamanhos diferentes, construir formas com esses objetos
· Oferecer objetos para reconhecimento e indicação
do seu uso e função: telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.
· Imitar ações e expressões
·
· Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os
detalhes dos objetos
· Vivenciar relações espaciais com o corpo e com
objetos: entrar e sair de caixa, pneus, tubos
· Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e
peso diferentes
· Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas,
descobrindo as diferenças de altura, largura, profundidade
· Realizar movimentos atendendo ordens simples:
abaixar, subir, pular
· Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima
para baixo, de baixo para cima, nomeando as posições
· Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à
frente do colega na fila, às costas, ao lado
· Deslocar-se em direção ao som, em linha reta,
fazendo o trajeto de ir e vir
· Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo
pela voz, quem está perto e longe
· Descobrir objetos escondidos em diferentes
posições, marcando com som quando está longe ou perto (está frio... está quente
.... está esfriando.... está esquentando
· Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao
lado, dentro, fora, em cima
· Localizar e guardar objetos e brinquedos em
armário
· Andar sobre cordas em linha reta: cordão de
comprimentos diferentes
· Estabelecer sempre os mesmos horários e locais
para a rotina desenvolvida, para que a criança possa antecipar, organizar-se e
construir o mapa mental
· Vivenciar sequência de ações enfatizando o
começo, o meio e o fim
· Andar em passos lentos/ rápidos com marcação
rítmica do som
· Caminhar de acordo com duração de apito:
curto/longo. Variar com tambor e chocalhos
· Descrever oralmente acontecimentos passados e
futuros
· Realizar experiências enfatizando o antes e o
depois
· Organizar caixas com sequência de atividades
utilizando objetos que representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o
“agora, antes e depois”
· Familiarização da escola com sondagem do ambiente
para identificar “pontos de referências e pistas”
· Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de
boneca, cavalo de pau, raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos
· Localizar janelas, portas e mobiliários da sala
· Caminhar entre os móveis e brinquedos em
diferentes direções
· Caminhar no pátio, entre cordas paralelas,
colocadas à altura da criança
· Caminhar entre obstáculos (construir
caminhos, labirintos, com bloco de madeira, sacos de areia, etc)
· Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os
carros se aproximam ou se afastam do local comentando o que fazem
· Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para
que ele perceba se o professor ou colegas estão perto ou longe
· Sentir o calor do sol e os pingos da chuva
· Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar,
parar, abaixar, levantar, ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos
· Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças,
fazer pareação
· Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo
atributos semelhantes ou diferentes dos objetos
· Descrever as semelhanças entre os atributos
· Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças
criando oportunidades de contagem
· Organizar “sacos surpresas” com objetos variados
para que a criança verbalize os atributos desses objetos
· Fazer construções com objetos, sucatas grandes e
pequenos
· Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos
diferentes
· Brincar com jogos simbólicos onde a criança
vivencie várias situações do cotidiano mudando os papéis (feirinha,
supermercado, escola, cabelereira, etc...)
· Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os
utensílios
· Preparar jogos como: memória com objetos e
figuras (diferentes texturas)
· Realizar atividades que permitam à criança nomear
objetos, pessoas, animais, plantas, etc...
· Participar de adivinhações simples ( o que é, o
que é, através de pistas ou jogos orais)
· Criar histórias a partir de objetos concretos e
fatos vividos e ajudar a criança a reproduzi-las
· Cantar músicas que descrevam ações e contenham
gestos
· Planejar a rotina diária em conjunto, dando
ênfase no que será feito ANTES e DEPOIS
· Fazer massinha de modelar
· Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas,
descascar algumas frutas
· Descascar frutas e legumes e identificá-los
através de atributos, semelhanças de tamanhos, cores, etc
· Identificar os diferentes tipos de alimentos
durante a refeição
· Usar o guardanapo
· Identificar o direito e o avesso das roupas
· Lavar o rosto e pentear os cabelos
· Uso adequado do sanitário
· Aprender a assoar o nariz
· Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando
as partes do corpo
· Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro
em situações lúdicas como despir e vestir bonecos
· Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais
tais como: cantigas, parlendas, rimas, etc
· Brincadeiras de execução de ordens simples do
tipo: O chefinho mandou colocar as mãos no pescoço, cotovelo, joelho,
tornozelo, etc...
· Brincar de esconde-esconde onde a criança
escondida será identificada por algumas pistas orais
· Jogos com rimas
· Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos,
sementes .
http://dvsepedagogia.blogspot.com.br/2009/04/sugestoes-para-educacao-infantil.html
Adorei as idéias, parabéns. Ameiiiiiii.
ResponderExcluir