SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
PROFESSORA: Maria Aparecida O Kaiser!
SUPERVISORA: DAYANE
DIRETORA:
JAQUELINE
BRINCADEIRA DA SERPENTE:
“Esta é a história da serpente”.
Que desceu do morro
Para procurar
Um pedacinho do seu rabo...
Ei você ai faz parte do meu rabão...
Como se brinca:
Os alunos ficam em pé ou sentados e junto com a professora vai cantando a musica, e na parte que fala Ei você ai faz parte do meu rabão... A professora aponta um aluno e ele terá que passar por baixo da perna da professora e assim sucessivamente, vai cantando até todos participarem formando um grande rabão.
BRINCADEIRA DE PULAR CORDA
Como se Brinca:
Duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar. Outra é dado o início à contagem: 1, 2, 3, etc. até o jogador cometer um erro, isto tocar a corda em movimento e criar outra formas de bater corda, por exemplo: batendo corda no sentindo contrário, batendo foguinho,etc.
BRINCADEIRA ESCRAVO DE JÓ:
Como se brinca:
Os participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue, zá”. Cada um com um objeto na mão vai trocando-as entre eles e fazendo o que diz a música.
BRINCADEIRA DE RODA
Como se brinca:
Em roda, cantam canções antigas e façam os gestos e representações delas, músicas como atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate, bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra, serra serrador, etc.