ALUNOS DA CRECHE PALMEIRAS CRECHE IV SINOP-MT |
ÁREA SOCIAL E AFETIVA
Ø
Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø Ainda
mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø É assíduo
e pontual.
Ø Ainda não
respeita os pertences dos alunos.
Ø Aceita
esperar sua vez.
Ø Distingue
os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø Participa
das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø Tem
preferência por atividades individuais.
Ø Tem bom
relacionamento com todos que convive.
Ø
Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø Demonstra
ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada
vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø Valoriza
o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na
resolução de pequenos problemas.
Ø Demonstra
iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Mostra-se
interessado em enfrentar desafios.
Ø Expressa
seus sentimentos com clareza
Ø
Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø Ainda
apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das
atividades propostas.
Ø Mostra-se
carinhoso, alegre, tímido.
Ø Às vezes
mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø Valoriza
atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø Reconhece
e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio
social, ética e saúde.
Ø Demonstra
assiduidade e pontualidade.
Ø Mantém um
padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø Demonstra
comportamento desejável em sala de aula.
Ø Tem
iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø
Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø Participa
das atividades em grupo.
Ø Coopera
com o grupo.
Ø Lidera as
atividades em grupo.
Ø Partilha
e empresta material de bom grado.
Ø Obedece
as regras do grupo e da escola.
Ø Reconhece
seus direitos e deveres.
Ø Escuta e
tem atenção quando outros falam.
Ø Respeita
a opinião dos outros
Ø Cuida do
material e do patrimônio escolar.
Ø Mantém a
pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø É capaz
de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø Respeita
regras que orientam as dependências da escola.
Ø Expressa
seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento
e amizade.
Ø É
dedicado e caprichoso.
Ø É atencioso
e disciplinado.
Ø É
observador e curioso.
Ø Demonstra
confiança e companheirismo.
Ø Conversa
sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos
muitas vezes ocultos.
Ø Mostra
iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø Sabe
pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø Guarda
mágoas.
Ø Supera
conflitos.
Ø
Concentra-se nas tarefas propostas.
Ø É
solidário com o colega.
Ø É
resistente.
Ø É
arredio.
Ø É
inquieto.
Ø É
egoísta.
Ø Demonstra
agressividade.
Ø É ansioso.
Ø É
inseguro.
Ø Demonstra
timidez.
Ø É
carinhoso com colegas e professora.
Ø
Demonstra-se alegre.
Ø Apresenta
tristeza em determinados momentos.
Ø
Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua
auto-estima.
Ø
Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações
pessoais.Demonstra independência.
Ø Supera
dificuldades sem ajuda.
Ø Demonstra
iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø Enfrenta
desafios com autonomia.
Ø Respeita
a participação alheia.
Ø Tem bom
relacionamento nas atividades em grupo.
Ø Apresenta
organização e responsabilidade no jogos.
Ø Demonstra
decisão e autonomia.
Ø Demonstra
atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø Questiona
a professora.
Ø Inicia as
atividades logo que são propostas.
Ø Assume
responsabilidade pelos seus atos.
Ø Aceita
opiniões divergentes da sua.
Ø Pede
ajuda quando precisa.
Ø É curioso
em relação a novos conhecimentos.
Ø É
desinibido para expressar suas opiniões.
Ø Espera
sua vez de falar.
Ø Revela
confiança em si próprio.
Ø Realiza
as tarefas de casa com prontidão.
Ø Manifesta
afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø Brinca
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
Ø
Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e
identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma
atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Ø Demonstra
controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø É capaz
de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø Explora
diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade,
resistência e flexibilidade.
Ø Controla
gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø Participa
com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø
Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das
suas habilidades manuais.
Ø
Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø Amarra os
cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças
médias(grandes ou pequenas).
ARTES VISUAIS:
Ø Ouve e
aprecia produções musicais.
Ø Brinca
com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø
Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e
interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø
Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da
escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø Percebe
na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø Cria
textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø Explora
diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para
produzir trabalhos artísticos.
Ø Demonstra
atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos
colegas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø Participa
com interesse de atividades orais.
Ø Tem
vocabulário diversificado, rico.
Ø Vem
ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ø Ainda não
participa de atividades orais.
Ø Transmite
recados.
Ø Dialoga
com colegas e professor.
Ø Faz
reconto de histórias.
Ø Fala
parlendas e trava-línguas trabalhadas.
Ø
Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Ø
Expressa-se com clareza.
Ø Ainda na
demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø Ainda não
pronuncia alguns sons.
Ø Recita
poemas.
Ø Utiliza
expressões de cortesia.
Ø Aprecia o
material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø Participa
com prazer das rodas de conversa.
Ø Argumenta
suas idéias.
Ø Elabora e
responde perguntas.
Ø Sabe
dizer seu nome completo.
Ø Incorpora
e recorda palavras facilmente.
Ø Usa a
linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades,
opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas
diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø Elabora
perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Ø Relato de
experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Ø Reconta
histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Ø Conhece e
reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas,
poemas e canções.
Ø Veicula
suas idéias articulando corretamente as palavras.
Ø Expõe
oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø Argumenta
e defende suas idéias.
Ø
Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø
Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø Utiliza
adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as
corretamente.
Ø
Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Ø Sabe dar
recados.
Ø Ouve com
atenção uma história, perguntas e diálogos.
Ø Descreve
gravuras.
Ø
Interpreta histórias.
Ø Reproduz
oralmente um fato ocorrido.
Ø Usa
recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Ø
Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Ø Participa
de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Ø Narra
histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
Ø Distingue
palavras de desenhos.
Ø Reconhece
e escreve seu nome.
Ø Reconhece
nomes dos colegas.
Ø Escreve
nomes dos colegas.
Ø
Identifica e escreve letras do alfabeto.
Ø Conhece e
diferencia letras de números e símbolos.
Ø Reconhece
a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Ø Participa
de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Escreve
seu nome em situações em que isso é necessário.
Ø Reconhece
as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Ø
Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Ø Reconhece
e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Ø Escreve
obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Ø Associa
as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Ø
Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Ø Mostra-se
cuidadoso no traçado das letras.
Ø Acompanha
o registro feito no quadro pela professora.
Ø Elabora
desenho dentro de um contexto.
Ø Faz
leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Ø
Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por
palavras.
Ø Destaca
uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Ø Completa
frases de acordo com o texto.
Ø
Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Ø
Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Ø
Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA
Ø Ainda não
faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e
rabiscos para representas a escrita.
Ø Uso de
letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para
representar a escrita.
Ø Utiliza
muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm
nomes pequenos.
Ø Escreve
uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem
que variar as letras.
Ø Acredita
que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência
entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não
se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø Utiliza
uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa
vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø Já
escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma
a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
Ø Utiliza
contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua
necessidade.
Ø
Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Ø
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Ø
Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ø Ordena
números na seqüência ascendente.
Ø
Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Ø Reconhece
o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Ø Conta
correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Ø Lê
números conhecidos de modo convencional.
Ø Usa
números para registrar quantidades.
Ø Sabe
ordenar quantidades e números.
Ø
Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Ø
Identifica posição e se situa no espaço.
Ø
Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Ø Resolve
situações problemáticas simples.
Ø Consegue
organizar objetos de acordo com os atributos.
Ø
Identifica e nomeia conceitos e cores.
Ø Reconhece
os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Ø Reconhece
grandezas e suas medidas em diversas situações.
Ø
Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue
associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
Ø Organiza
objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho,
cor, forma, peso, etc.
Ø Emprega
corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø Utiliza
noções espaciais básicas para explicar direções.
Ø Resolve
situações problemáticas.
Ø É capaz
de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø
Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Ø Utiliza
noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø Manifesta
opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø Participa
com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø Imagina
soluções para os problemas apresentados.
Ø Participa
de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø
Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo
social e de outros.
Ø Reconhece
a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø Reconhece
e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Ø
Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø Utiliza
conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções,
cuidados)
Ø Reconhece
o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Ø Tem
consciência da preservação do meio ambiente
Ø Age com
educação ambiental
Ø
Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Ø Nomeia
lugares e pessoas conhecidas
Ø
Identifica sua história de vida e dos seus familiares
OBSERVAÇÕES:
Ø A
agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø Faz
regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø Requer
constante supervisão da professora.
Ø Suas
faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø Demora
mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.
FONTE http://tiadacreche.blogspot.com.br/
PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE E SUA DEDICAÇÃO Á ESSAS CRIANÇAS. PRECISAMOS DE MAIS PROFESSORES ASSIM. SUCESSO.
ResponderExcluirParabéns pelo profissionalismo!
ResponderExcluirParabéns Cida Kaiser pela sua dedicação e esforço! continue assim...
ResponderExcluir