O Mundo Encantado da Educação Infantil !

O Mundo Encantado da Educação Infantil !
O Mundo Encantado da Educação Infantil!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

SUGESTÃO DE RELATÓRIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSIVA!

ALUNOS DA CRECHE PALMEIRAS CRECHE IV SINOP-MT
ÁREA SOCIAL E AFETIVA

Ø Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.

Ø Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø É assíduo e pontual.
Ø Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Ø Aceita esperar sua vez.
Ø Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø Tem preferência por atividades individuais.
Ø Tem bom relacionamento com todos que convive.
Ø Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.


Ø Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza
Ø Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ø Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Ø Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
Ø Demonstra assiduidade e pontualidade.
Ø Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
Ø Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø Participa das atividades em grupo.
Ø Coopera com o grupo. 
Ø Lidera as atividades em grupo.
Ø Partilha e empresta material de bom grado.
Ø Obedece as regras do grupo e da escola.
Ø Reconhece seus direitos e deveres.
Ø Escuta e tem atenção quando outros falam.
Ø Respeita a opinião dos outros
Ø Cuida do material e do patrimônio escolar.
Ø Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
Ø É dedicado e caprichoso.
Ø É atencioso e disciplinado.
Ø É observador e curioso.
Ø Demonstra confiança e companheirismo.
Ø Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
Ø Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø Guarda mágoas.
Ø Supera conflitos.
Ø Concentra-se nas tarefas propostas.
Ø É solidário com o colega.
Ø É resistente.
Ø É arredio.
Ø É inquieto.
Ø É egoísta.
Ø Demonstra agressividade.
Ø É ansioso.
Ø É inseguro.
Ø Demonstra timidez.
Ø É carinhoso com colegas e professora.
Ø Demonstra-se alegre.
Ø Apresenta tristeza em determinados momentos.
Ø Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Ø Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
Ø Supera dificuldades sem ajuda.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø Enfrenta desafios com autonomia.
Ø Respeita a participação alheia.
Ø Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
Ø Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
Ø Demonstra decisão e autonomia.
Ø Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø Questiona a professora.
Ø Inicia as atividades logo que são propostas.
Ø Assume responsabilidade pelos seus atos.
Ø Aceita opiniões divergentes da sua.
Ø Pede ajuda quando precisa.
Ø É curioso em relação a novos conhecimentos.
Ø É desinibido para expressar suas opiniões.
Ø Espera sua vez de falar. 
Ø Revela confiança em si próprio.
Ø Realiza as tarefas de casa com prontidão.
Ø Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades




CONHECIMENTO DE MUNDO

MOVIMENTO:

Ø Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Ø Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Ø Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Ø Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).



ARTES VISUAIS:

Ø Ouve e aprecia produções musicais.
Ø Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Ø Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

Ø Participa com interesse de atividades orais. 
Ø Tem vocabulário diversificado, rico.
Ø Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ø Ainda não participa de atividades orais.
Ø Transmite recados.
Ø Dialoga com colegas e professor.
Ø Faz reconto de histórias.
Ø Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas. 
Ø Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Ø Expressa-se com clareza. 
Ø Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø Ainda não pronuncia alguns sons.
Ø Recita poemas.
Ø Utiliza expressões de cortesia.
Ø Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø Participa com prazer das rodas de conversa.
Ø Argumenta suas idéias.
Ø Elabora e responde perguntas.
Ø Sabe dizer seu nome completo.
Ø Incorpora e recorda palavras facilmente.
Ø Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Ø Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Ø Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Ø Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Ø Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
Ø Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø Argumenta e defende suas idéias.
Ø Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
Ø Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Ø Sabe dar recados.
Ø Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
Ø Descreve gravuras.
Ø Interpreta histórias.
Ø Reproduz oralmente um fato ocorrido.
Ø Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Ø Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Ø Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Ø Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
Ø Distingue palavras de desenhos.
Ø Reconhece e escreve seu nome.
Ø Reconhece nomes dos colegas.
Ø Escreve nomes dos colegas.
Ø Identifica e escreve letras do alfabeto.
Ø Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
Ø Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Ø Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Ø Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Ø Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Ø Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Ø Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Ø Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Ø Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Ø Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
Ø Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
Ø Elabora desenho dentro de um contexto.
Ø Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Ø Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
Ø Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Ø Completa frases de acordo com o texto.
Ø Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Ø Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Ø Identifica o número de letras das palavras.

NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA


Ø Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.

Ø Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Ø Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.



RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO



Ø Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.

Ø Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Ø Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Ø Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ø Ordena números na seqüência ascendente.
Ø Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Ø Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Ø Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Ø Lê números conhecidos de modo convencional.
Ø Usa números para registrar quantidades.
Ø Sabe ordenar quantidades e números.
Ø Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Ø Identifica posição e se situa no espaço.
Ø Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Ø Resolve situações problemáticas simples.
Ø Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
Ø Identifica e nomeia conceitos e cores.
Ø Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Ø Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
Ø Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
Ø Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
Ø Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
Ø Resolve situações problemáticas.
Ø É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Ø Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.



NATUREZA E SOCIEDADE:

Ø Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø Imagina soluções para os problemas apresentados.
Ø Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
Ø Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Ø Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Ø Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Ø Tem consciência da preservação do meio ambiente 
Ø Age com educação ambiental
Ø Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Ø Nomeia lugares e pessoas conhecidas
Ø Identifica sua história de vida e dos seus familiares



OBSERVAÇÕES:

Ø A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø Requer constante supervisão da professora.
Ø Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.




FONTE http://tiadacreche.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE E SUA DEDICAÇÃO Á ESSAS CRIANÇAS. PRECISAMOS DE MAIS PROFESSORES ASSIM. SUCESSO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cida Kaiser pela sua dedicação e esforço! continue assim...

    ResponderExcluir